O domínio basicamente seria o nome mais amigável para achar o seu site na internet, pois caso contrário ao invés de digitarmos https://pophostingbr.com.br/blog/ teriamos que usar http://64.128.190.98. Muito mais fácil lembrarmos de um nome do que uma sequência de números, né?

Ou seja, o domínio será o “nome” do seu site e dos seus emails. Ele é composto por um nome uma extensão, por exemplo: meusite.com.br

Nome: meusite
Extensão: .com.br

Esses padrões foram definidos em 1984 e estão sendo usados até hoje para facilitar a rotina de nossas atividades online.

Vantagens de ter um domínio

Quando pensamos em criar um negócio online, o domínio é a porta de entrada para inúmeras possibilidades e potenciais vendas, caso trate-se de uma loja virtual, por exemplo. Para além disso, quando se compreende o que é e o seu funcionamento, você consegue ter vantagens como:

SEO

Significa Search Engine Optimization que seriam algumas técnicas para deixar o seu site melhor posicionado nas pesquisas orgânicas do Google, então tendo um domínio personalizado com o nome da sua empresa será mais fácil de ser localizado e consequentemente atrair mais pessoas para o seu negócio.

Visibilidade Online

Hoje em dia praticamente tudo é encontrado na internet, então ter um domínio registrado com o seu nome fica muito mais fácil ser localizado na internet, atraindo mais pessoas para o seu negócio.

Email

Com um domínio registrado você poderá criar um email personalizado com o seu nome, que traz muito mais credibilidade e confiança do que usar emails gratuitos como @gmail.com, @yahoo etc.

Os domínios normalmente são divididos em três categorias

Nacionais

Os domínio nacionais são os com a extensão .com.br, .org.br, .net.br e são os mais utilizados no Brasil.

Internacionais

Os internacionais são os com as extensões .com, .net, dentre outros. Normalmente eles são utilizados por empresas multinacionais, mas não seria uma regra.

Profissionais

Já estes são os mais direcionados para uma área específica de atuação como .adv.br para advogado .blog.br para blogs e .edu.br para educação dentre outros.

Dicas para registrar um domínio:

  • Procure usar um nome curto e de fácil memorização;
  • Evitar nomes muito extensos;
  • Procure um nome que tenha relação com o seu negócio;
  • Evitar nomes que tenham acentuação, hífen e/ou cedilha;

Extensões de domínio personalizados

Uma novidade muito legal que está chegando é o registro de domínios personalizados com o nome da cidades como poa.br para Porto Alegre.

Dentre as vantagens adicionais, é a sua presença e visibilidade regional pode melhorar, também para questões de SEO é algo muito importante, pois como o domínio traz o nome da cidade para pessoas que estão na mesma cidade terá um posicionamento mais relevante que os demais com extensão .com.br.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *